

Nos Lençóis, chove cinco ou seis vezes mais do que a média em regiões desérticas. O índice pluviométrico chega a 1.600 mm por ano. A partir da orla marítima, ao norte, a força dos ventos faz as dunas se arrastarem por 50 km rumo ao interior. E a força das chuvas faz cair tanta água durante meses que ainda sobram bilhões de litros, nem evaporados nem absorvidos pela areias, para formar as piscinas naturais que são a grande atração do local.
Melhor época: de junho a dezembro, quando chove pouco, é o período ideal para visitar São Luís. Anote que: de dezembro a julho chove muito, mas é ótimo para encher e refrescar as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Transporte: carro, para viajar pelo estado com autonomia.
Saiba mais:
Não existe nada igual no planeta. Imensas dunas de até 20 metros de altura, chamadas pelos locais de morrarias, se estendem da beira do mar onde várias espécies de tartarugas marinhas fazem a desova até 50 quilômetros adentro. Formam uma faixa claríssima e semovente (já engoliu alguns povoados, uma pista de pouso e uma aldeia inteira de caetés). Nela, milhares de inusitadas lagoas de águas doces, muito cristalinas e coloridas, são habitat de peixes e aves marinhas, além das migratórias. E, claro, de turistas sedentos por um refrescante mergulho.
As lagoas de pouco mais de 1,5 metro, nos pontos mais profundos, são tão transparentes que se consegue ver os pés.Essa paisagem enlouquecedora, com área equivalente a da megacidade de São Paulo está preservada num parque nacional, criado em 1981. Com a proteção ambiental, pequenos povoados como Caburé, Atins, Mandacaru e Surucuju, no entorno da reserva, às margens do Rio Preguiças, têm sua subsistência garantida. E isso é preciso porque, desde que saltaram para a fama como locação da novela O Clone, os Lençóis Maranhenses recebem cada vez mais e mais turistas.
A porta de entrada desse território, a singela Barreirinhas, com suas frondosas e centenárias mangueiras, está crescendo muito e desordenadamente. Há um detalhe importante: as dez horas de viagem em estrada de terra e areia se transformaram em três e meia depois que uma estrada asfaltada (muito mais curta) foi inaugurada.
O paraíso ficou acessível!
Programe suas férias, consulte a Via Helô!
Programe suas férias, consulte a Via Helô!
Nenhum comentário:
Postar um comentário